EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A dimensão cultural da escola para o (a) aluno (a) jovem e adulto pode ser observada sob diferentes aspectos. A escola é um espaço privilegiado de divulgação da cultura: da cultura local, regional, nacional e, claro, da cultura de diferentes povos, em diferentes épocas.
Assim, é correto afirmar:
I. Por muito tempo, a cultura ensinada na escola foi a erudita, branca, centrada na herança europeia.
II. Cada grupo social, seja uma comunidade, uma tribo ou uma classe social constrói sua cultura de maneira particular, e que nem uma, nem outra pode ser avaliada em termos de melhor ou pior.
III. A escola, ao mesmo tempo em que tem a tarefa de apresentar aos alunos os marcos da cultura humana, deve permitir que seus alunos e a comunidade na qual se encontra expressem sua cultura particular.
São corretas as afirmativas:
III apenas.
II apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
I e III apenas.
A procura de jovens e adultos pela escola não se dá de forma simples. Ir à escola, para um jovem ou adulto, é antes de tudo, um desafio, um projeto de vida.
Além disso, a escola que os alunos têm em seu imaginário, aquela que conhecem porque já passaram por ela anos atrás ou porque acompanham o cotidiano de seus filhos, nem sempre é aquela com que se deparam nos primeiros dias de aula. Nesses casos, esperam encontrar o modelo tradicional de escola. Os alunos mais velhos se mostram resistentes à nova concepção de escola.
Assim, nesta perspectiva, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) Modelo tradicional de escola – Esperam muita lição de casa porque acreditam que a quantidade de treino leva a boa aprendizagem.
( ) Nova concepção de escola - Os alunos são sujeitos do processo educativo e esperam se deles práticas ativas de aprendizagem.
( ) Modelo tradicional de escola – O (a) professor (a) é o único detentor do saber e transmite conteúdos que são recebidos passivamente pelo (a) aluno (a).
( ) Nova concepção de escola - São convidados a pensar juntos, em grupo; a resolver desafios diferentes dos exercícios mais convencionais; a ler textos literários; a aprender com a música, a poesia, o jornal; a fazer matemática com jogos e cálculos diversos, construir projetos etc.
Assinale a sequência CORRETA:
V, V, V, V
V, V, V, F
V, F, V, F
F, F, F, F
F, V, V, V
Uma possibilidade real no planejamento da oferta de educação nas prisões é que ele seja realizado a partir de uma articulação entre as duas Secretarias diretamente implicadas: a Secretaria de Educação e a Secretaria responsável pela administração penitenciária. Esta oferta pode ser feita de, pelo menos, duas formas. Que formas são estas?
( ) Oferecendo salas de aula nos presídios que estejam vinculadas a determinadas escolas da rede pública.
( ) Escolas que funcionem dentro das unidades prisionais e que possuam a mesma estrutura administrativa da escola da rede.
( ) A presença da educação nas prisões é desnecessária, basta a aplicação de exames a cada 5 anos.
( ) Definir que a educação e a segurança faça seu papel, desconsiderando os presos.
São corretas as afirmativas:
II e III apenas.
II e IV apenas.
III e IV apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.
Para responder esta questão, leia atentamente o trecho extraído do capítulo 1 do livro de Educação de Jovens e Adultos e complete o que se pede.
Hegemônica nos anos de 1960 e 1970, a concepção instrumental da educação de adultos refletia o quadro ideológico do regime militar e destacava a proibição da utilização da proposta pedagógica de ________________________. Conforme Moura (1999), os fatores políticos, econômicos e ideológicos que caracterizam esse período elucidam esse processo de exclusão. O modelo de sociedade radicado pelo regime ditatorial de 1964 encontrava-se fixado sobre a chamada Doutrina de Segurança Nacional que, sob o pretexto das garantias políticas, econômicas e sociais, legitimavam as ações militares providas pelo Estado como instrumento de manutenção dos objetivos nacionais. No cenário de um regime totalitário, parece-nos claro não haver modo mais adequado ao enfraquecimento do conceito de subversão – atribuído à pedagogia de Freire –, que não pelo controle sobre a educação dos adultos.
A palavra que completa corretamente a afirmativa é:
Moacir Gadotti
Thomas Kuhn
Paulo Freire.
Dermeval Saviani
Miguel Arroyo
O jovem e o adulto demonstram a sua criatividade por meio da expressão verbal e corporal, do desenho, da música, dos jogos. Ele é criativo na medida em que consegue realizar suas potencialidades como ser humano, isto é, quando lhe é permitido fazer aquilo que sente e que quer.
Nesta perspectiva, o professor pode contribuir para o desenvolvimento de seus alunos:
I. Oferecendo aos alunos e alunas da EJA um ambiente que lhes permitam experimentar, ensaiar, procurar e encontrar suas próprias soluções.
II. Provendo meios para que os alunos e alunas da EJA vivenciem atividades diversificadas.
III. Valorizando e prestigiando a obra criativa dos alunos e alunas.
IV. Propiciando acesso restrito aos materiais, evitando transtornos e sujeiras na sala de aula.
São corretas as afirmativas:
I, II, III e IV.
III apenas.
I, II e III.
I e IV.
II apenas.
Não se dá de forma simples a procura de jovens e adultos pela escola. Ao contrário, em muitos casos, trata-se de uma decisão que envolve as famílias, os patrões, as condições de acesso e as distâncias entre casa e escola, as possibilidades de custear os estudos e, muitas vezes, trata-se de um processo contínuo de idas e vindas, de ingressos e desistências. Ir à escola, para um jovem ou adulto, é antes de tudo, um desafio, um projeto de vida.
PORQUE
A escola que os alunos têm em seu imaginário, aquela que conhecem e que já passaram anos atrás, que acompanham o cotidiano de seus filhos, nem sempre é aquela com que se deparam nos primeiros dias de aula. Nesses casos, esperam encontrar o modelo tradicional de escola e os alunos mais velhos se mostram resistentes à nova concepção de escola.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
De acordo com a leitura complementar desta semana de estudos, quando falamos em cultura estamos nos referindo ao conjunto de ações, elaborações, construções, produções e manifestações de um grupo de pessoas, que se dá por meio e através de múltiplas linguagens e pode ser identificado na forma de falar, atuar, reagir, pensar e expressar de cada pessoa desse grupo. Especificamente no caso dos alunos e alunas jovens e adultos, referimo-nos a uma cultura popular do fazer, que se aprende fazendo e vendo fazer. (2006, p. 12)
Dessa forma, podemos dizer que:
I. Ela possui uma dimensão voltada para a ação, que gosta de se movimentar e fazer junto, uma construção compartilhada e coletiva.
II. Se a origem de nossos alunos é diversa, naturalmente, o acúmulo e a bagagem cultural deles também são.
III. A cultura marca a visão de mundo e é a base onde a construção de conhecimentos vai se dar.
São corretas as afirmativas:
I apenas.
II apenas.
I, II e III.
I e II.
III apenas.
Os conhecimentos de uma pessoa, que procura tardiamente a escola, são inúmeros e adquiridos ao longo de sua história de vida. Duas espécies destes conhecimentos foram destacados e são originados das experiências de vida dos alunos e alunas: o saber sensível e o saber cotidiano.
Sobre o saber sensível, é correto afirmar:
I. Os alunos jovens e adultos, pela sua experiência de vida, são plenos deste saber sensível.
II. O saber sensível é um saber sustentado pelos cinco sentidos, um saber que todos nós possuímos, mas que valorizamos pouco na vida moderna.
III. O saber sensível é pouco estimulado numa sala de aula e muitos professores atribuem sua exploração apenas às aulas de artes.
IV. Ler e declamar poesia, escutar música, ilustrar textos com desenhos e colagens, jogar, dramatizar histórias, conversar sobre pinturas e fotografias são algumas atividades que favorecem o despertar desse saber sensível.
São corretas as afirmativas:
III apenas.
I, II, III e IV.
I e II.
I, II e III.
II apenas.
Para responder esta questão, leia o trecho com atenção e complete o que se pede.
No começo dos anos de 1960, ______________ levantou uma questão fundamental para a educação: a importância de se trabalhar com temas significativos para os alunos. Esse educador brasileiro propôs o que chamou de temas geradores: educador e educando debruçam-se sobre aspectos da realidade que, mantendo ligação com o universo conhecido deles, são capazes de impulsioná-los para novas descobertas.
A expressão que completa corretamente o trecho é:
III apenas.
II apenas.
I e II apenas.
I, II e III.
I e III apenas.
A procura de jovens e adultos pela escola não se dá de forma simples. Ir à escola, para um jovem ou adulto, é antes de tudo, um desafio, um projeto de vida.
Além disso, a escola que os alunos têm em seu imaginário, aquela que conhecem porque já passaram por ela anos atrás ou porque acompanham o cotidiano de seus filhos, nem sempre é aquela com que se deparam nos primeiros dias de aula. Nesses casos, esperam encontrar o modelo tradicional de escola. Os alunos mais velhos se mostram resistentes à nova concepção de escola.
Assim, nesta perspectiva, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.
( ) Modelo tradicional de escola – Esperam muita lição de casa porque acreditam que a quantidade de treino leva a boa aprendizagem.
( ) Nova concepção de escola - Os alunos são sujeitos do processo educativo e esperam se deles práticas ativas de aprendizagem.
( ) Modelo tradicional de escola – O (a) professor (a) é o único detentor do saber e transmite conteúdos que são recebidos passivamente pelo (a) aluno (a).
( ) Nova concepção de escola - São convidados a pensar juntos, em grupo; a resolver desafios diferentes dos exercícios mais convencionais; a ler textos literários; a aprender com a música, a poesia, o jornal; a fazer matemática com jogos e cálculos diversos, construir projetos etc.
Assinale a sequência CORRETA:
V, V, V, V
V, V, V, F
V, F, V, F
F, F, F, F
F, V, V, V
Uma possibilidade real no planejamento da oferta de educação nas prisões é que ele seja realizado a partir de uma articulação entre as duas Secretarias diretamente implicadas: a Secretaria de Educação e a Secretaria responsável pela administração penitenciária. Esta oferta pode ser feita de, pelo menos, duas formas. Que formas são estas?
( ) Oferecendo salas de aula nos presídios que estejam vinculadas a determinadas escolas da rede pública.
( ) Escolas que funcionem dentro das unidades prisionais e que possuam a mesma estrutura administrativa da escola da rede.
( ) A presença da educação nas prisões é desnecessária, basta a aplicação de exames a cada 5 anos.
( ) Definir que a educação e a segurança faça seu papel, desconsiderando os presos.
São corretas as afirmativas:
II e III apenas.
II e IV apenas.
III e IV apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.
Para responder esta questão, leia atentamente o trecho extraído do capítulo 1 do livro de Educação de Jovens e Adultos e complete o que se pede.
Hegemônica nos anos de 1960 e 1970, a concepção instrumental da educação de adultos refletia o quadro ideológico do regime militar e destacava a proibição da utilização da proposta pedagógica de ________________________. Conforme Moura (1999), os fatores políticos, econômicos e ideológicos que caracterizam esse período elucidam esse processo de exclusão. O modelo de sociedade radicado pelo regime ditatorial de 1964 encontrava-se fixado sobre a chamada Doutrina de Segurança Nacional que, sob o pretexto das garantias políticas, econômicas e sociais, legitimavam as ações militares providas pelo Estado como instrumento de manutenção dos objetivos nacionais. No cenário de um regime totalitário, parece-nos claro não haver modo mais adequado ao enfraquecimento do conceito de subversão – atribuído à pedagogia de Freire –, que não pelo controle sobre a educação dos adultos.
A palavra que completa corretamente a afirmativa é:
Moacir Gadotti
Thomas Kuhn
Paulo Freire.
Dermeval Saviani
Miguel Arroyo
O jovem e o adulto demonstram a sua criatividade por meio da expressão verbal e corporal, do desenho, da música, dos jogos. Ele é criativo na medida em que consegue realizar suas potencialidades como ser humano, isto é, quando lhe é permitido fazer aquilo que sente e que quer.
Nesta perspectiva, o professor pode contribuir para o desenvolvimento de seus alunos:
I. Oferecendo aos alunos e alunas da EJA um ambiente que lhes permitam experimentar, ensaiar, procurar e encontrar suas próprias soluções.
II. Provendo meios para que os alunos e alunas da EJA vivenciem atividades diversificadas.
III. Valorizando e prestigiando a obra criativa dos alunos e alunas.
IV. Propiciando acesso restrito aos materiais, evitando transtornos e sujeiras na sala de aula.
São corretas as afirmativas:
I, II, III e IV.
III apenas.
I, II e III.
I e IV.
II apenas.
Não se dá de forma simples a procura de jovens e adultos pela escola. Ao contrário, em muitos casos, trata-se de uma decisão que envolve as famílias, os patrões, as condições de acesso e as distâncias entre casa e escola, as possibilidades de custear os estudos e, muitas vezes, trata-se de um processo contínuo de idas e vindas, de ingressos e desistências. Ir à escola, para um jovem ou adulto, é antes de tudo, um desafio, um projeto de vida.
PORQUE
A escola que os alunos têm em seu imaginário, aquela que conhecem e que já passaram anos atrás, que acompanham o cotidiano de seus filhos, nem sempre é aquela com que se deparam nos primeiros dias de aula. Nesses casos, esperam encontrar o modelo tradicional de escola e os alunos mais velhos se mostram resistentes à nova concepção de escola.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
De acordo com a leitura complementar desta semana de estudos, quando falamos em cultura estamos nos referindo ao conjunto de ações, elaborações, construções, produções e manifestações de um grupo de pessoas, que se dá por meio e através de múltiplas linguagens e pode ser identificado na forma de falar, atuar, reagir, pensar e expressar de cada pessoa desse grupo. Especificamente no caso dos alunos e alunas jovens e adultos, referimo-nos a uma cultura popular do fazer, que se aprende fazendo e vendo fazer. (2006, p. 12)
Dessa forma, podemos dizer que:
I. Ela possui uma dimensão voltada para a ação, que gosta de se movimentar e fazer junto, uma construção compartilhada e coletiva.
II. Se a origem de nossos alunos é diversa, naturalmente, o acúmulo e a bagagem cultural deles também são.
III. A cultura marca a visão de mundo e é a base onde a construção de conhecimentos vai se dar.
São corretas as afirmativas:
I apenas.
II apenas.
I, II e III.
I e II.
III apenas.
Os conhecimentos de uma pessoa, que procura tardiamente a escola, são inúmeros e adquiridos ao longo de sua história de vida. Duas espécies destes conhecimentos foram destacados e são originados das experiências de vida dos alunos e alunas: o saber sensível e o saber cotidiano.
Sobre o saber sensível, é correto afirmar:
I. Os alunos jovens e adultos, pela sua experiência de vida, são plenos deste saber sensível.
II. O saber sensível é um saber sustentado pelos cinco sentidos, um saber que todos nós possuímos, mas que valorizamos pouco na vida moderna.
III. O saber sensível é pouco estimulado numa sala de aula e muitos professores atribuem sua exploração apenas às aulas de artes.
IV. Ler e declamar poesia, escutar música, ilustrar textos com desenhos e colagens, jogar, dramatizar histórias, conversar sobre pinturas e fotografias são algumas atividades que favorecem o despertar desse saber sensível.
São corretas as afirmativas:
III apenas.
I, II, III e IV.
I e II.
I, II e III.
II apenas.
Para responder esta questão, leia o trecho com atenção e complete o que se pede.
No começo dos anos de 1960, ______________ levantou uma questão fundamental para a educação: a importância de se trabalhar com temas significativos para os alunos. Esse educador brasileiro propôs o que chamou de temas geradores: educador e educando debruçam-se sobre aspectos da realidade que, mantendo ligação com o universo conhecido deles, são capazes de impulsioná-los para novas descobertas.
A expressão que completa corretamente o trecho é:
V, V, V, V
V, V, V, F
V, F, V, F
F, F, F, F
F, V, V, V
Uma possibilidade real no planejamento da oferta de educação nas prisões é que ele seja realizado a partir de uma articulação entre as duas Secretarias diretamente implicadas: a Secretaria de Educação e a Secretaria responsável pela administração penitenciária. Esta oferta pode ser feita de, pelo menos, duas formas. Que formas são estas?
( ) Oferecendo salas de aula nos presídios que estejam vinculadas a determinadas escolas da rede pública.
( ) Escolas que funcionem dentro das unidades prisionais e que possuam a mesma estrutura administrativa da escola da rede.
( ) A presença da educação nas prisões é desnecessária, basta a aplicação de exames a cada 5 anos.
( ) Definir que a educação e a segurança faça seu papel, desconsiderando os presos.
São corretas as afirmativas:
II e III apenas.
II e IV apenas.
III e IV apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.
Para responder esta questão, leia atentamente o trecho extraído do capítulo 1 do livro de Educação de Jovens e Adultos e complete o que se pede.
Hegemônica nos anos de 1960 e 1970, a concepção instrumental da educação de adultos refletia o quadro ideológico do regime militar e destacava a proibição da utilização da proposta pedagógica de ________________________. Conforme Moura (1999), os fatores políticos, econômicos e ideológicos que caracterizam esse período elucidam esse processo de exclusão. O modelo de sociedade radicado pelo regime ditatorial de 1964 encontrava-se fixado sobre a chamada Doutrina de Segurança Nacional que, sob o pretexto das garantias políticas, econômicas e sociais, legitimavam as ações militares providas pelo Estado como instrumento de manutenção dos objetivos nacionais. No cenário de um regime totalitário, parece-nos claro não haver modo mais adequado ao enfraquecimento do conceito de subversão – atribuído à pedagogia de Freire –, que não pelo controle sobre a educação dos adultos.
A palavra que completa corretamente a afirmativa é:
Moacir Gadotti
Thomas Kuhn
Paulo Freire.
Dermeval Saviani
Miguel Arroyo
O jovem e o adulto demonstram a sua criatividade por meio da expressão verbal e corporal, do desenho, da música, dos jogos. Ele é criativo na medida em que consegue realizar suas potencialidades como ser humano, isto é, quando lhe é permitido fazer aquilo que sente e que quer.
Nesta perspectiva, o professor pode contribuir para o desenvolvimento de seus alunos:
I. Oferecendo aos alunos e alunas da EJA um ambiente que lhes permitam experimentar, ensaiar, procurar e encontrar suas próprias soluções.
II. Provendo meios para que os alunos e alunas da EJA vivenciem atividades diversificadas.
III. Valorizando e prestigiando a obra criativa dos alunos e alunas.
IV. Propiciando acesso restrito aos materiais, evitando transtornos e sujeiras na sala de aula.
São corretas as afirmativas:
I, II, III e IV.
III apenas.
I, II e III.
I e IV.
II apenas.
Não se dá de forma simples a procura de jovens e adultos pela escola. Ao contrário, em muitos casos, trata-se de uma decisão que envolve as famílias, os patrões, as condições de acesso e as distâncias entre casa e escola, as possibilidades de custear os estudos e, muitas vezes, trata-se de um processo contínuo de idas e vindas, de ingressos e desistências. Ir à escola, para um jovem ou adulto, é antes de tudo, um desafio, um projeto de vida.
PORQUE
A escola que os alunos têm em seu imaginário, aquela que conhecem e que já passaram anos atrás, que acompanham o cotidiano de seus filhos, nem sempre é aquela com que se deparam nos primeiros dias de aula. Nesses casos, esperam encontrar o modelo tradicional de escola e os alunos mais velhos se mostram resistentes à nova concepção de escola.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
De acordo com a leitura complementar desta semana de estudos, quando falamos em cultura estamos nos referindo ao conjunto de ações, elaborações, construções, produções e manifestações de um grupo de pessoas, que se dá por meio e através de múltiplas linguagens e pode ser identificado na forma de falar, atuar, reagir, pensar e expressar de cada pessoa desse grupo. Especificamente no caso dos alunos e alunas jovens e adultos, referimo-nos a uma cultura popular do fazer, que se aprende fazendo e vendo fazer. (2006, p. 12)
Dessa forma, podemos dizer que:
I. Ela possui uma dimensão voltada para a ação, que gosta de se movimentar e fazer junto, uma construção compartilhada e coletiva.
II. Se a origem de nossos alunos é diversa, naturalmente, o acúmulo e a bagagem cultural deles também são.
III. A cultura marca a visão de mundo e é a base onde a construção de conhecimentos vai se dar.
São corretas as afirmativas:
I apenas.
II apenas.
I, II e III.
I e II.
III apenas.
Os conhecimentos de uma pessoa, que procura tardiamente a escola, são inúmeros e adquiridos ao longo de sua história de vida. Duas espécies destes conhecimentos foram destacados e são originados das experiências de vida dos alunos e alunas: o saber sensível e o saber cotidiano.
Sobre o saber sensível, é correto afirmar:
I. Os alunos jovens e adultos, pela sua experiência de vida, são plenos deste saber sensível.
II. O saber sensível é um saber sustentado pelos cinco sentidos, um saber que todos nós possuímos, mas que valorizamos pouco na vida moderna.
III. O saber sensível é pouco estimulado numa sala de aula e muitos professores atribuem sua exploração apenas às aulas de artes.
IV. Ler e declamar poesia, escutar música, ilustrar textos com desenhos e colagens, jogar, dramatizar histórias, conversar sobre pinturas e fotografias são algumas atividades que favorecem o despertar desse saber sensível.
São corretas as afirmativas:
III apenas.
I, II, III e IV.
I e II.
I, II e III.
II apenas.
Para responder esta questão, leia o trecho com atenção e complete o que se pede.
No começo dos anos de 1960, ______________ levantou uma questão fundamental para a educação: a importância de se trabalhar com temas significativos para os alunos. Esse educador brasileiro propôs o que chamou de temas geradores: educador e educando debruçam-se sobre aspectos da realidade que, mantendo ligação com o universo conhecido deles, são capazes de impulsioná-los para novas descobertas.
A expressão que completa corretamente o trecho é:
II e III apenas.
II e IV apenas.
III e IV apenas.
I e III apenas.
I e II apenas.
Para responder esta questão, leia atentamente o trecho extraído do capítulo 1 do livro de Educação de Jovens e Adultos e complete o que se pede.
Hegemônica nos anos de 1960 e 1970, a concepção instrumental da educação de adultos refletia o quadro ideológico do regime militar e destacava a proibição da utilização da proposta pedagógica de ________________________. Conforme Moura (1999), os fatores políticos, econômicos e ideológicos que caracterizam esse período elucidam esse processo de exclusão. O modelo de sociedade radicado pelo regime ditatorial de 1964 encontrava-se fixado sobre a chamada Doutrina de Segurança Nacional que, sob o pretexto das garantias políticas, econômicas e sociais, legitimavam as ações militares providas pelo Estado como instrumento de manutenção dos objetivos nacionais. No cenário de um regime totalitário, parece-nos claro não haver modo mais adequado ao enfraquecimento do conceito de subversão – atribuído à pedagogia de Freire –, que não pelo controle sobre a educação dos adultos.
A palavra que completa corretamente a afirmativa é:
Moacir Gadotti
Thomas Kuhn
Paulo Freire.
Dermeval Saviani
Miguel Arroyo
O jovem e o adulto demonstram a sua criatividade por meio da expressão verbal e corporal, do desenho, da música, dos jogos. Ele é criativo na medida em que consegue realizar suas potencialidades como ser humano, isto é, quando lhe é permitido fazer aquilo que sente e que quer.
Nesta perspectiva, o professor pode contribuir para o desenvolvimento de seus alunos:
I. Oferecendo aos alunos e alunas da EJA um ambiente que lhes permitam experimentar, ensaiar, procurar e encontrar suas próprias soluções.
II. Provendo meios para que os alunos e alunas da EJA vivenciem atividades diversificadas.
III. Valorizando e prestigiando a obra criativa dos alunos e alunas.
IV. Propiciando acesso restrito aos materiais, evitando transtornos e sujeiras na sala de aula.
São corretas as afirmativas:
I, II, III e IV.
III apenas.
I, II e III.
I e IV.
II apenas.
Não se dá de forma simples a procura de jovens e adultos pela escola. Ao contrário, em muitos casos, trata-se de uma decisão que envolve as famílias, os patrões, as condições de acesso e as distâncias entre casa e escola, as possibilidades de custear os estudos e, muitas vezes, trata-se de um processo contínuo de idas e vindas, de ingressos e desistências. Ir à escola, para um jovem ou adulto, é antes de tudo, um desafio, um projeto de vida.
PORQUE
A escola que os alunos têm em seu imaginário, aquela que conhecem e que já passaram anos atrás, que acompanham o cotidiano de seus filhos, nem sempre é aquela com que se deparam nos primeiros dias de aula. Nesses casos, esperam encontrar o modelo tradicional de escola e os alunos mais velhos se mostram resistentes à nova concepção de escola.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
De acordo com a leitura complementar desta semana de estudos, quando falamos em cultura estamos nos referindo ao conjunto de ações, elaborações, construções, produções e manifestações de um grupo de pessoas, que se dá por meio e através de múltiplas linguagens e pode ser identificado na forma de falar, atuar, reagir, pensar e expressar de cada pessoa desse grupo. Especificamente no caso dos alunos e alunas jovens e adultos, referimo-nos a uma cultura popular do fazer, que se aprende fazendo e vendo fazer. (2006, p. 12)
Dessa forma, podemos dizer que:
I. Ela possui uma dimensão voltada para a ação, que gosta de se movimentar e fazer junto, uma construção compartilhada e coletiva.
II. Se a origem de nossos alunos é diversa, naturalmente, o acúmulo e a bagagem cultural deles também são.
III. A cultura marca a visão de mundo e é a base onde a construção de conhecimentos vai se dar.
São corretas as afirmativas:
I apenas.
II apenas.
I, II e III.
I e II.
III apenas.
Os conhecimentos de uma pessoa, que procura tardiamente a escola, são inúmeros e adquiridos ao longo de sua história de vida. Duas espécies destes conhecimentos foram destacados e são originados das experiências de vida dos alunos e alunas: o saber sensível e o saber cotidiano.
Sobre o saber sensível, é correto afirmar:
I. Os alunos jovens e adultos, pela sua experiência de vida, são plenos deste saber sensível.
II. O saber sensível é um saber sustentado pelos cinco sentidos, um saber que todos nós possuímos, mas que valorizamos pouco na vida moderna.
III. O saber sensível é pouco estimulado numa sala de aula e muitos professores atribuem sua exploração apenas às aulas de artes.
IV. Ler e declamar poesia, escutar música, ilustrar textos com desenhos e colagens, jogar, dramatizar histórias, conversar sobre pinturas e fotografias são algumas atividades que favorecem o despertar desse saber sensível.
São corretas as afirmativas:
III apenas.
I, II, III e IV.
I e II.
I, II e III.
II apenas.
Para responder esta questão, leia o trecho com atenção e complete o que se pede.
No começo dos anos de 1960, ______________ levantou uma questão fundamental para a educação: a importância de se trabalhar com temas significativos para os alunos. Esse educador brasileiro propôs o que chamou de temas geradores: educador e educando debruçam-se sobre aspectos da realidade que, mantendo ligação com o universo conhecido deles, são capazes de impulsioná-los para novas descobertas.
A expressão que completa corretamente o trecho é:
Moacir Gadotti
Thomas Kuhn
Paulo Freire.
Dermeval Saviani
Miguel Arroyo
O jovem e o adulto demonstram a sua criatividade por meio da expressão verbal e corporal, do desenho, da música, dos jogos. Ele é criativo na medida em que consegue realizar suas potencialidades como ser humano, isto é, quando lhe é permitido fazer aquilo que sente e que quer.
Nesta perspectiva, o professor pode contribuir para o desenvolvimento de seus alunos:
I. Oferecendo aos alunos e alunas da EJA um ambiente que lhes permitam experimentar, ensaiar, procurar e encontrar suas próprias soluções.
II. Provendo meios para que os alunos e alunas da EJA vivenciem atividades diversificadas.
III. Valorizando e prestigiando a obra criativa dos alunos e alunas.
IV. Propiciando acesso restrito aos materiais, evitando transtornos e sujeiras na sala de aula.
São corretas as afirmativas:
I, II, III e IV.
III apenas.
I, II e III.
I e IV.
II apenas.
Não se dá de forma simples a procura de jovens e adultos pela escola. Ao contrário, em muitos casos, trata-se de uma decisão que envolve as famílias, os patrões, as condições de acesso e as distâncias entre casa e escola, as possibilidades de custear os estudos e, muitas vezes, trata-se de um processo contínuo de idas e vindas, de ingressos e desistências. Ir à escola, para um jovem ou adulto, é antes de tudo, um desafio, um projeto de vida.
PORQUE
A escola que os alunos têm em seu imaginário, aquela que conhecem e que já passaram anos atrás, que acompanham o cotidiano de seus filhos, nem sempre é aquela com que se deparam nos primeiros dias de aula. Nesses casos, esperam encontrar o modelo tradicional de escola e os alunos mais velhos se mostram resistentes à nova concepção de escola.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
De acordo com a leitura complementar desta semana de estudos, quando falamos em cultura estamos nos referindo ao conjunto de ações, elaborações, construções, produções e manifestações de um grupo de pessoas, que se dá por meio e através de múltiplas linguagens e pode ser identificado na forma de falar, atuar, reagir, pensar e expressar de cada pessoa desse grupo. Especificamente no caso dos alunos e alunas jovens e adultos, referimo-nos a uma cultura popular do fazer, que se aprende fazendo e vendo fazer. (2006, p. 12)
Dessa forma, podemos dizer que:
I. Ela possui uma dimensão voltada para a ação, que gosta de se movimentar e fazer junto, uma construção compartilhada e coletiva.
II. Se a origem de nossos alunos é diversa, naturalmente, o acúmulo e a bagagem cultural deles também são.
III. A cultura marca a visão de mundo e é a base onde a construção de conhecimentos vai se dar.
São corretas as afirmativas:
I apenas.
II apenas.
I, II e III.
I e II.
III apenas.
Os conhecimentos de uma pessoa, que procura tardiamente a escola, são inúmeros e adquiridos ao longo de sua história de vida. Duas espécies destes conhecimentos foram destacados e são originados das experiências de vida dos alunos e alunas: o saber sensível e o saber cotidiano.
Sobre o saber sensível, é correto afirmar:
I. Os alunos jovens e adultos, pela sua experiência de vida, são plenos deste saber sensível.
II. O saber sensível é um saber sustentado pelos cinco sentidos, um saber que todos nós possuímos, mas que valorizamos pouco na vida moderna.
III. O saber sensível é pouco estimulado numa sala de aula e muitos professores atribuem sua exploração apenas às aulas de artes.
IV. Ler e declamar poesia, escutar música, ilustrar textos com desenhos e colagens, jogar, dramatizar histórias, conversar sobre pinturas e fotografias são algumas atividades que favorecem o despertar desse saber sensível.
São corretas as afirmativas:
III apenas.
I, II, III e IV.
I e II.
I, II e III.
II apenas.
Para responder esta questão, leia o trecho com atenção e complete o que se pede.
No começo dos anos de 1960, ______________ levantou uma questão fundamental para a educação: a importância de se trabalhar com temas significativos para os alunos. Esse educador brasileiro propôs o que chamou de temas geradores: educador e educando debruçam-se sobre aspectos da realidade que, mantendo ligação com o universo conhecido deles, são capazes de impulsioná-los para novas descobertas.
A expressão que completa corretamente o trecho é:
I, II, III e IV.
III apenas.
I, II e III.
I e IV.
II apenas.
Não se dá de forma simples a procura de jovens e adultos pela escola. Ao contrário, em muitos casos, trata-se de uma decisão que envolve as famílias, os patrões, as condições de acesso e as distâncias entre casa e escola, as possibilidades de custear os estudos e, muitas vezes, trata-se de um processo contínuo de idas e vindas, de ingressos e desistências. Ir à escola, para um jovem ou adulto, é antes de tudo, um desafio, um projeto de vida.
PORQUE
A escola que os alunos têm em seu imaginário, aquela que conhecem e que já passaram anos atrás, que acompanham o cotidiano de seus filhos, nem sempre é aquela com que se deparam nos primeiros dias de aula. Nesses casos, esperam encontrar o modelo tradicional de escola e os alunos mais velhos se mostram resistentes à nova concepção de escola.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
De acordo com a leitura complementar desta semana de estudos, quando falamos em cultura estamos nos referindo ao conjunto de ações, elaborações, construções, produções e manifestações de um grupo de pessoas, que se dá por meio e através de múltiplas linguagens e pode ser identificado na forma de falar, atuar, reagir, pensar e expressar de cada pessoa desse grupo. Especificamente no caso dos alunos e alunas jovens e adultos, referimo-nos a uma cultura popular do fazer, que se aprende fazendo e vendo fazer. (2006, p. 12)
Dessa forma, podemos dizer que:
I. Ela possui uma dimensão voltada para a ação, que gosta de se movimentar e fazer junto, uma construção compartilhada e coletiva.
II. Se a origem de nossos alunos é diversa, naturalmente, o acúmulo e a bagagem cultural deles também são.
III. A cultura marca a visão de mundo e é a base onde a construção de conhecimentos vai se dar.
São corretas as afirmativas:
I apenas.
II apenas.
I, II e III.
I e II.
III apenas.
Os conhecimentos de uma pessoa, que procura tardiamente a escola, são inúmeros e adquiridos ao longo de sua história de vida. Duas espécies destes conhecimentos foram destacados e são originados das experiências de vida dos alunos e alunas: o saber sensível e o saber cotidiano.
Sobre o saber sensível, é correto afirmar:
I. Os alunos jovens e adultos, pela sua experiência de vida, são plenos deste saber sensível.
II. O saber sensível é um saber sustentado pelos cinco sentidos, um saber que todos nós possuímos, mas que valorizamos pouco na vida moderna.
III. O saber sensível é pouco estimulado numa sala de aula e muitos professores atribuem sua exploração apenas às aulas de artes.
IV. Ler e declamar poesia, escutar música, ilustrar textos com desenhos e colagens, jogar, dramatizar histórias, conversar sobre pinturas e fotografias são algumas atividades que favorecem o despertar desse saber sensível.
São corretas as afirmativas:
III apenas.
I, II, III e IV.
I e II.
I, II e III.
II apenas.
Para responder esta questão, leia o trecho com atenção e complete o que se pede.
No começo dos anos de 1960, ______________ levantou uma questão fundamental para a educação: a importância de se trabalhar com temas significativos para os alunos. Esse educador brasileiro propôs o que chamou de temas geradores: educador e educando debruçam-se sobre aspectos da realidade que, mantendo ligação com o universo conhecido deles, são capazes de impulsioná-los para novas descobertas.
A expressão que completa corretamente o trecho é:
As duas asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
De acordo com a leitura complementar desta semana de estudos, quando falamos em cultura estamos nos referindo ao conjunto de ações, elaborações, construções, produções e manifestações de um grupo de pessoas, que se dá por meio e através de múltiplas linguagens e pode ser identificado na forma de falar, atuar, reagir, pensar e expressar de cada pessoa desse grupo. Especificamente no caso dos alunos e alunas jovens e adultos, referimo-nos a uma cultura popular do fazer, que se aprende fazendo e vendo fazer. (2006, p. 12)
Dessa forma, podemos dizer que:
I. Ela possui uma dimensão voltada para a ação, que gosta de se movimentar e fazer junto, uma construção compartilhada e coletiva.
II. Se a origem de nossos alunos é diversa, naturalmente, o acúmulo e a bagagem cultural deles também são.
III. A cultura marca a visão de mundo e é a base onde a construção de conhecimentos vai se dar.
São corretas as afirmativas:
I apenas.
II apenas.
I, II e III.
I e II.
III apenas.
Os conhecimentos de uma pessoa, que procura tardiamente a escola, são inúmeros e adquiridos ao longo de sua história de vida. Duas espécies destes conhecimentos foram destacados e são originados das experiências de vida dos alunos e alunas: o saber sensível e o saber cotidiano.
Sobre o saber sensível, é correto afirmar:
I. Os alunos jovens e adultos, pela sua experiência de vida, são plenos deste saber sensível.
II. O saber sensível é um saber sustentado pelos cinco sentidos, um saber que todos nós possuímos, mas que valorizamos pouco na vida moderna.
III. O saber sensível é pouco estimulado numa sala de aula e muitos professores atribuem sua exploração apenas às aulas de artes.
IV. Ler e declamar poesia, escutar música, ilustrar textos com desenhos e colagens, jogar, dramatizar histórias, conversar sobre pinturas e fotografias são algumas atividades que favorecem o despertar desse saber sensível.
São corretas as afirmativas:
III apenas.
I, II, III e IV.
I e II.
I, II e III.
II apenas.
Para responder esta questão, leia o trecho com atenção e complete o que se pede.
No começo dos anos de 1960, ______________ levantou uma questão fundamental para a educação: a importância de se trabalhar com temas significativos para os alunos. Esse educador brasileiro propôs o que chamou de temas geradores: educador e educando debruçam-se sobre aspectos da realidade que, mantendo ligação com o universo conhecido deles, são capazes de impulsioná-los para novas descobertas.
A expressão que completa corretamente o trecho é:
I apenas.
II apenas.
I, II e III.
I e II.
III apenas.
Os conhecimentos de uma pessoa, que procura tardiamente a escola, são inúmeros e adquiridos ao longo de sua história de vida. Duas espécies destes conhecimentos foram destacados e são originados das experiências de vida dos alunos e alunas: o saber sensível e o saber cotidiano.
Sobre o saber sensível, é correto afirmar:
I. Os alunos jovens e adultos, pela sua experiência de vida, são plenos deste saber sensível.
II. O saber sensível é um saber sustentado pelos cinco sentidos, um saber que todos nós possuímos, mas que valorizamos pouco na vida moderna.
III. O saber sensível é pouco estimulado numa sala de aula e muitos professores atribuem sua exploração apenas às aulas de artes.
IV. Ler e declamar poesia, escutar música, ilustrar textos com desenhos e colagens, jogar, dramatizar histórias, conversar sobre pinturas e fotografias são algumas atividades que favorecem o despertar desse saber sensível.
São corretas as afirmativas:
III apenas.
I, II, III e IV.
I e II.
I, II e III.
II apenas.
Para responder esta questão, leia o trecho com atenção e complete o que se pede.
No começo dos anos de 1960, ______________ levantou uma questão fundamental para a educação: a importância de se trabalhar com temas significativos para os alunos. Esse educador brasileiro propôs o que chamou de temas geradores: educador e educando debruçam-se sobre aspectos da realidade que, mantendo ligação com o universo conhecido deles, são capazes de impulsioná-los para novas descobertas.
A expressão que completa corretamente o trecho é:
III apenas.
I, II, III e IV.
I e II.
I, II e III.
II apenas.